sexta-feira, 13 de abril de 2012

Abotoe-se!


    Não sei se vocês reparam nas nossas camisas... Além de lindas elas possuem detalhes super caprichados desenvolvidos com todo carinho para nossas clientes.... Sabe aquele cuidado que nós temos com nossas peças?!? 


    Agora dá uma olhadinha nos detalhes... Olha só os botões...

Botão desenvolvido com a mesma estampa dos detalhes da camisa


    Como já tem um tempinho que não falamos sobre história da moda no blog... Que tal conhecer um pouquinho sobre a história dos botões?!?

   Você sabia que foi desenterrado no Vale do Indo, um amuleto de concha, furado e com dois buracos, que poderia ter servido de botão.... Ele datava de 3000 anos antes de Cristo!!! 



     A invenção do botão causou uma repulsa geral quando introduzido nas roupas femininas e masculinas. O que distinguia, no início do século 13 , as pessoas levianas das de juízo era o uso dos botões. Ousar colocar botões em um vestido, calção ou blusa era ser absolutamente despudorado!!!



    As roupas antes dos botões eram costuradas ao corpo ou presas por laços. Cada vez que um homem ou mulher precisava se despir, a roupa tinha que ser descosida e novamente costurada ao vestir. O uso dos botões facilitava o retirar e o vestir as roupas em qualquer lugar e a qualquer hora, e por isto eram tão mal visto pela sociedade conservadora.

   

    Algumas décadas depois o uso do botão se desvencilhou dos preconceitos e passou não só a abotoar , mas também a ornamentar as roupas.

    E assim...o botão já foi indicador social, sinônimo de riqueza e glamour!!! As pessoas costumavam competir para ver quem tinha mais botões e quem usava os melhores e os mais trabalhados em suas roupas.... Imagina só o IBGE batendo na sua porta e perguntando: “Idade? Número de filhos? Número de botões na camisa?”... (!!!)



   Em 1520, por exemplo, o Rei Francis I, da França, mandou fazer um terno de veludo preto com 13 mil e 400 botões de ouro. O motivo do look? Ele tinha um encontro marcado com o Rei Henrique VII, da Inglaterra, e não queria fazer feio...




    Como não poderia deixar de ser, a ”classificação” do que seria um “bom” botão mudou muito ao longo dos anos: durante o reinando da Rainha Elizabeth (séc XVI), botão bom era botão feito à mão... Já no início do século XVII só valia se o botão fosse incrustado de diamantes (!!). No século XVIII os botões (masculinos) mais legais eram aqueles que ficavam escondidos e, quando o moço queria paquerar uma garota, ele chegava pertinho dela e… tcharám! Mostrava um de seus botões pra dizer que estava interessado. Quanto mais escondida a peça, mais rico era o pretendente...

     Hoje em dia, nas nossas peças não escondemos nossos botões... Ao contrário, queremos mostrá-los!!!




   E não são só estas opções que temos não... Em nosso showroom, temos cada uma mais linda que a outra... Faça nos uma visita e venha ver  como são lindas nossas camisas!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário